Tribunal de Contas anuncia novas funcionalidades do Painel ODS


30/09/2025 – SÃO PAULO – A Corte de Contas paulista anunciou durante live realizada, na segunda-feira (29/9) - que debateu os avanços e desafios da Agenda 2030 – uma nova atualização do Painel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A ferramenta ganhou novos itens que remetem ao aprimoramento da gestão pública e maior incentivo ao controle social. Dentre as principais novidades, a partir da atualização da página virtual, o usuário poderá selecionar o tipo de visualização (Municipal e Estadual). 

No âmbito Municipal, é possível verificar gráficos e tabelas demonstrando os municípios e os respectivos ODS sob risco de descumprimento, assim como uma visão detalhada por meio de filtros por município, ODS, metas e o período escolhido, além de um detalhamento de respostas por quesito do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) e reflexos nos ODS e metas.

Já ao selecionar a opção de visualização Estadual, o usuário poderá acompanhar as decisões das contas do Governador apreciadas pelo TCESP, além do acesso a relatórios com os resultados de auditorias promovidas pelo Tribunal de Contas correlacionadas às metas dos ODS.

Confira as novas funcionalidades do Painel ODS no link https://go.tce.sp.gov.br/i5faxk .

. Live

Transmitida ao vivo no canal oficial da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) no YouTube, a live realizada pelo TCESP foi voltada a agentes políticos, gestores e servidores públicos, além do público em geral, com o objetivo de promover uma reflexão sobre os 10 anos da Agenda 2030.

Além dos debates sobre o tema, dentre as novidades lançadas durante a live, destacam-se o novo Painel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Corte, a Trilha de Aprendizagem sobre o tema e a Cartilha atualizada do Observatório do Futuro, voltada à capacitação dos gestores e servidores públicos que conscientiza toda a sociedade sobre os ODS.

A palestra on-line contou com as participações da Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, responsável pela abertura dos trabalhos, além das palestras da Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (MPC-SP), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres; da representante Residente Assistente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), Maristela Baioni; da Secretária de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo, Natália Resende; do Diretor-Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista (Fundunesp), Mario de Oliveira Neto; e do Coordenador do Observatório do Futuro do TCESP, Leandro Dall’Olio.

“Nós sabemos que os caminhos para superar os desafios e alcançar os resultados almejados para a Agenda 2030, ou seja, a entrega de produtos e serviços de qualidade para os cidadãos passa necessariamente por um devido planejamento. A ação dos agentes e gestores públicos deve ser planejada e acelerada, considerando principalmente ao que eu digo o fraco desempenho das políticas públicas na área de planejamento”, ressaltou a Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes.

Para assistir à íntegra do encontro on-line, basta acessar o link ao lado: https://go.tce.sp.gov.br/b756lm .